PROJETO EDUCADOR LEITOR EM AÇÃO



PROJETO EDUCADOR LEITOR EM AÇÃO
Justificativa
É do conhecimento de todos aimportância da leitura no cotidiano escolar, visto que éa maior responsável pelo desenvolvimento das diversas habilidades do educador/educando, uma vez que amplia a sua visão de mundo, tornando-o um cidadão consciente, crítico e autônomo, capaz de transformar a própria história. Nessa perspectiva surgiu a elaboração do Projeto Educador Leitor em Ação.
O Projeto provém da necessidade do constante aperfeiçoamento intelecto-profissional dos educadores, visto que são eles que formam e transformam os educandos. É também um convite à pratica leitora, no sentido de despertar o interesse pela leitura informativa e prazerosa. O Projeto visa envolver todos os profissionais que compõem a escola, de modo que adquiram o hábito de ler e possam interagir de forma interdisciplinar, a fim de socializar o aprendizado e melhorar a atuação no ambiente escolar. 
Objetivo geral
Estimular no educador um processo de leitura permanente, visando o fato de manter-se atualizadofrente aos desafios do mundo moderno /contemporâneo, ampliando assim, o seu conhecimento.
Objetivos Específicos
·         Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania;
·         Enriquecer o conteúdo interdisciplinar, visando o aprendizado global;
·         Desenvolver habilidades linguísticas: falar, escutar, ler, escrever;
·         Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes;
·         Promover integração entre educadores.
Metodologia
O Projeto Educador Leitor em Ação será realizado com a participação de todos os educadores que trabalham na Escola de Ensino Médio Deputado Fernando Mota, os quais serão convidados à prática leitora, mensalmente. Os livroslidos devem ser socializados durante o planejamento coletivo por área, em uma data previamente estabelecida pelo grupo e, posteriormente, nas salas de aula, com o objetivo de incentivar os educandos para a prática da leitura, não só em forma de discurso,mas também através do exemplo e da interação entre todos.
Meta
Esperamos que no mínimo 40% dos educadores participem do Projeto e possam contribuir para melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem



Ações a serem desenvolvidas
·         Divulgação do Projeto para os educadores no planejamento por área.
·         Visita à sala de Multimeios e leitura de livros,mensalmente.
·         Socialização das obras lidas no planejamento por área e posteriormente, na sala de aula.
·         Exposição escrita de uma análise crítica da obra em um mural na sala dos professores e no pátio da Escola,mensalmente
·         Exposição dos textos-destaque no painel do Educador Leitor na sala de Multimeios, bimestralmente
·         Construção de um portfólio com as respectivas análises das obras.
Avaliação
A avaliação ocorrerá ao longo do período. Será processual e continuada. Mensalmente, após a socialização das obras, o projeto será discutido coletivamente, apontandoavanços, dificuldades  e intervenção  que devem contribuir para aperfeiçoar  a prática pedagógica dos educadores. Será registrada a avaliação e arquivada para consultas posteriores, caso seja necessário.

Colaboradores imediatos
·         Núcleo gestor
·         PCA’s
·         Coordenadores e regentes dos Espaços de Aprendizagem: LEI, LEC e da Sala de Multimeios

Cronograma
     A socialização da obra será feita no planejamento coletivo da segunda semana do mês. Para a Área de Linguagens e Códigos ficaram definidas as datas abaixo. Asdemais ficam a critério do Professor Coordenador da Área.
Data
Data
10/03/2015
11/08/2015
14/04/2015
08/09/2015
12/05/2015
13/10/2015
09/06/2015
10/11/2015

08/12/2015 - CAFÉ LITERÁRIO

Culminância
Realização de um Café Literário para a exposição dos portfólios e encerramento do Projeto no ano letivo de 2015.



OBRA:AULA DE PORTUGUÊS  -  AUTORA: IRANDÉ ANTUNES
As professoras Gessilene Barbosa e Edleuda Lopes leram-na e demonstraram interesse nas ideias da autora. A primeira destacou o fato de que o professor tem mania de usar frases descontextualizadascomo exemplo nas aulas, quando deveria usar o texto  para explorar as diversas ideias que nele contém. A segunda mencionou a importância de se valorizar o que o aluno diz, como e quando diz, visto que isso é muito mais relevante para o seu desenvolvimento do que as classificações gramaticais. É essencial o estudo da língua de forma significativa e não a memorização de nomenclaturas.
OBRA: MUITO ALÉM DA GRAMÁTICA-  AUTOR: IRANDÉ ANTUNES
   Aprofessora  Ivana Dias comentou sobre o  educador que se questiona e que faz com o aluno se encante pelo estudo da língua, para que passem  a gostar da disciplina  e aprendam de forma prazerosa.
OBRA: EDUCAÇÃO SATHYA SAI-FILOSOFIA E PRÁTICA
    A professora Lidiane Mesquita destacou a importância de se trabalhar a educação espiritual do aluno e os valores humanos, uma vez que uma mente saudável se desenvolve melhor no lado cognitivo. O aluno é um ser frágil que busca no professor o que lhe falta no lar.
OBRA:TREINANDO A EMOÇÃO PARA SER FELIZ- AUTOR:AUGUSTO CURY
   A Professora Ivoneide Teixeira chamou atenção para a dica de contemplação do belo que está ao redor do ser humano. É precisofocalizar naquilo que é bom e expulsar  o que há de mal. Que não se deve sentir-se inferior ao outro uma vez isso enfraquece a inteligência do indivíduo.
PCAda Área de  Linguagens  e Códigos: Maria Edleuda Sousa Lopes



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