EQUIPE 11 - DENGUE: ALERTA E PREVENÇÃO

FECIFEMA 2015
PROFESSORA ORIENTADORA: Fátima Bezerra
MEMBROS:
Ana Kelle
Antonia Taiane
Franciele Moreno          
Maria Amanda
Maria Bruna
Paulo Henrique
 Priscila Moreira.
INTRODUÇÃO
Dengue é uma doença tropical infecciosa causada por um  arbovírus  que é  um vírus da família Flaviridae,  gênero Flavívírus, de origem africana, que é transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti (o mesmo transmissor da febre amarela). Reproduz-se com facilidade em água limpa e parada, e em locais com sombra. O vírus da dengue causa um espectro variado de doenças que incluem desde formas inaparentes ou subclínicas, até quadros de hemorragia que pode levar à morte.
Devido ao auto índice de casos no país, resolvemos buscar informações acerca do tema, para alertar e prevenir à população através da conscientização e de técnicas caseiras. Tomamos como foco principal a proteção do indivíduo em seu modo de vida.
METODOLOGIA
Para desenvolvermos este projeto, utilizamos diversas fontes de pesquisa, como: leitura de textos, internet, livros, entre outras. A partir dessa pesquisa foi possível entender o meio onde vivem e as formas reais e rápidas de reprodução desse vírus, para essa doença que é a Dengue. Por isso, propusemos técnicas utilizando materiais recicláveis a partir de produtos utilizados no dia a dia; e também confeccionamos maquetes com os possíveis problemas que causam a procriação do Aedes aegypti.
RESULTADOS
Dessa forma confirmamos que medidas simples são extremamente eficazes no combate à dengue, tais como repelentes a base de álcool, caixas d’água cobertas, vasilhames com telas e entre outros. Hoje existem diversas pesquisas que apontam que a proliferação desse mosquito está relacionada também com descuidos diários com o corpo, pois o mesmo pode exalar um vapor químico chamado sulcatona, atraindo o mosquito pelo o sangue humano. Com base nesse estudo, percebe-se que pesquisas têm demonstrado grande relevância para esclarecer melhor sobre esta doença, tais como: confundi-lo com nosso cheiro (em comparação, o alho), além do uso da biotecnologia que é o caso do mosquito transgênico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Medidas simples podem ser eficazes no combate ao mosquito transmissor da dengue, precisa apenas que as pessoas tenham uma conscientização dos perigos dessa doença.
Dessa maneira, amenizar os casos de dengue, requer de nós mudanças simples em nosso dia a dia para nos prevenir de uma possível epidemia.

Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial