EQUIPE 13 - C.R.P. (COMPOSTO DE RESPOSTA A PRAGAS)


FECIFEMA 2015
PROFESSORES ORIENTADORES: Fátima Bezerra e João Paulo Andrade.
MEMBROS:
Nícolas Prado
Gabriel Oliveira
André Lennon


INTRODUÇÃO
As plantas são consideradas como inseticidas naturais no combate a pragas na lavoura, porém o homem ainda não tem a cultura da utilização de inseticida a base de plantas. Por isso fizemos uma pesquisa de um pesticida para jardins e plantações a base de folhas de alguns frutos e de plantas da nossa região, tais como: folhas de tomate, cascas de alho e cebola, pimenta e água.

METODOLOGIA
Na realização desse projeto utilizamos várias fontes de pesquisas, internet e literatura cientifica e as próprias plantas como: casca alho, casca de cebola e  pimentas. É batido em 540 gramas de água por 2 minutos, depois de batida e ter as partes sólidas extraídas, é colocado o líquido restante em um pulverizador, adiciona se 4 folhas de tomate a dentro da garrafa, depois é só usar em plantas e flores, mas cuidado! Este composto pode causar irritações aos olhos e deve ser mantido longe de animais domésticos!

RESULTADOS
O composto, depois de batido no liquidificador 3 gramas de cascas de cebola, 7 de casca de alho e 12 pimentas com cerca de 540 gramas de água terá o resultado de uma cor amarelo condensado, o líquido por si é forte em relação ao odor e ingredientes, ele será útil para vários tipos de pragas entre elas a mosca branca, pulgões, lagartas e vermes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
No começo tínhamos a ideia de fazer um pesticida à base de pimenta, mas observamos que seria muito tóxica para o organismo de um modo geral. A saída foi acrescentar casca de alho, casca de cebola para que os efeitos da pimenta não prejudicassem o organismo, mas não perdesse a qualidade do pesticida produzido. No final o composto produzido mostrou resultados positivos no combate á pragas que atingem lavouras, jardins, etc. Mas cuidado! Ele deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais domésticos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
www.ecocultura.org.br
http://ecocultural.info/
www.brasil-ecologico.net/
http://greenme.com.br/

CONTATOS:
akasunanik@gmail.com
zennixoo@gmail.com
andre31026@gmail.com

Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial