1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1. Escola: EEM Dep. Fernando Mota
1.2. Entidade Mantedora: SEDUC
1.3. Grau de Ensino: Ensino Médio
1.4. Endereço: Rua Alfredo Pinto de Mesquita,
N º 39.
1.5. Município: Tejuçuoca-Ce
1.6. Matricula: 739 alunos (2016)
2. APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A
Escola de Ensino Médio Deputado Fernando Mota fundada em 1983 é a única
instituição de Ensino Médio do município de Tejuçuoca. Atualmente a escola atende
a 739 jovens de todas as regiões do
município. Por conta disso, a maioria dos alunos utiliza transporte escolar
como condução até a escola. As turmas são distribuídas nos turnos manhã, com
cinco turmas, à tarde, seis, e noite, também seis turmas as quais funcionam em
uma extensão da escola no distrito de Retiro no período noturno.
Para
apoio pedagógico, a escola dispõe de um Laboratório de Informática, um
Laboratório de Ciências e o de Multimeios. Além desses espaços pedagógicos, a
escola possui uma quadra de esporte coberta, sete salas de aula, uma
secretaria, uma sala para professores, área administrativa (diretoria e
coordenação), um almoxarifado, cantina e banheiros masculinos e femininos
O
corpo docente atual conta com um grupo de 28 professores
em sala de aula, seis de apoio pedagógico nos ambientes de aprendizagem. O
Núcleo Gestor é formado por uma diretora: Maria da Conceição Teixeira, e três
coordenadores escolares: Maria Edleuda Sousa Lopes (Coordenadora de Ação Curricular),
Adriana Gomes Santos (Coordenadora de Ação Acadêmica) e Marcia Rodrigues Mota
(Coordenadora de Integração Social).
3. DIAGNÓSTICO DA REALIDADE
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Por
outro lado, notáveis avanços tecnológicos e científicos transformam o mundo, o
trabalho e as perspectivas de futuro do ser humano. Cada vez mais o mercado de
trabalho vem exigindo qualificações para o desempenho de funções estabelecidas.
É
nesse contexto de aceleradas transformações e de conturbados acontecimentos que
a escola desempenha seu papel – o de contribuir para a formação intelectual e
moral do educando enquanto ser humano e cidadão. Dessa forma, a escola tem o dever de oferecer
as ferramentas necessárias para a inserção exitosa do educando na sociedade que
são a Habilitação e principalmente o Conhecimento. Faz-se necessário enfatizar
que além disso, outros fatores de fundamental importância são os princípios
morais, éticos e religiosos que não podem estar dissociados da formação humana
integral. É com essa concepção que a Escola Dep. Fernando Mota desempenha sua
valiosa função.
Embora
situada em uma região sertaneja, a cidade é afetada pelos fatores inicialmente
mencionados. Como fonte de renda o município dispõe da agricultura familiar,
fábrica de manufaturas, pequenos comércios, e as famílias de baixa renda são
beneficiadas com projetos do governo federal de redistribuição de renda. Quanto
à educação, nossa escola acolhe alunos no geral com faixa etária entre 14 a 18
anos. A escola procura contribuir na preparação do jovem abordando as dimensões
do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.
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Diante
do diagnóstico da realidade de Tejuçuoca, município em que a escola está
inserida, e das transformações sociais, econômicas, culturais e tecnológicas
que se passa no mundo, a Escola Deputado Fernando Mota tem como propósito
garantir, por intermédio de um corpo de educadores qualificados e comprometidos
com a causa do Ensino Médio, a execução de um currículo que contemple a
formação científica compatível ao nível de proficiência exigida pelas
Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação do Ensino Médio. A filosofia da
escola contempla a formação humana integral, destaca a preocupação com o
crescimento intelecto-social do educando, procurando desenvolver a
criatividade, a sensibilidade, a criticidade e a autonomia de forma que possa
construir sua identidade e seja protagonista de sua própria história.
5.
PENSAMENTO ESTRATÉGICO DA ESCOLA
5.1.
MISSÃO
Oferecer um ensino
aprendizagem eficiente, buscando a formação humana integral e a participação
proativa da comunidade com foco no sucesso do aluno para uma transformação
social com sustentabilidade.
5.2.
VISÃO DE FUTURO
Ser reconhecida como
um ambiente de parceria e que seja acolhedor, uma instituição escolar de
referência que inova em suas propostas e práticas pedagógicas, para formar
cidadãos humanos, conscientes, críticos e autônomos, assegurando um ensino
aprendizagem com qualidade, ética e comprometimento.
5.3.
VALORES
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Ética:
- Valor que exige respeito à diversidade.
Comprometimento:
- Com a atuação efetiva de cada um em prol de uma aprendizagem eficaz e da transformação social.
Responsabilidade:
- Com a preservação do meio ambiente.
Capacitação:
- Processo que deve ser contínuo para os profissionais.
Integração
e parceria:
- Envolver a comunidade escolar em um mesmo objetivo: O sucesso do aluno.
Informação:
- Ampla, acessível e significativa.
6.
FILOSOFIA DA ESCOLA
Educar
em busca da construção de uma sociedade justa, igualitária, que vivencia os
valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral
do ser humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o ambiente
em que vivem.
7.
OBJETIVOS GERAIS
7.1. Ser espaço físico, pedagógico, político e
cultural de formação de sujeitos de plena cidadania e de consciência crítica,
capazes de produzir e compartilhar os conhecimentos, transformando-os em
aprendizagem concreta e
|
|
8.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
OBJETIVO 1:Melhorar
o ambiente físico escolar
OBJETIVO 2:
Reduzir a taxa de abandono e aumentar a de aprovação.
OBJETIVO 3: Desenvolver as ações do Projeto Jovem de Futuro
OBJETIVO 4:
Fortalecer a ação curricular através de implementação de projetos de incentivo
a aprendizagem e autoestima dos alunos.
OBJETIVO 5:
Aprimorar o desempenho dos alunos nas avaliações externas.
OBJETIVO 6:
Desenvolver estratégias para que a família seja mais atuante e participe mais
da vida escolar do aluno.
9.
PROPOSTA METODOLÓGICA
Queremos
que os educandos possam ser mais humanos e não apenas sabedores de competências
e habilidades técnicas. Eles precisam aprender a falar, a ler, a calcular, confrontar,
dialogar, debater, sentir, analisar, relacionar, celebrar, saber articular o
pensamento e o seu próprio sentimento, sintonizados, com a sua história e
capazes de interagir na sociedade.
A
relação escola-pais-comunidade é norteada pelo Projeto Professor Diretor de
Turma que contempla todas as turmas, o que permite aos professores conhecer a
realidade do aluno, contribui para que os pais possam acompanhar o desempenho
dos filhos e os educandos têm a oportunidade de avaliar os professores,
bimestralmente. Com isso busca-se uma melhor formação humana e uma convivência
saudável na escola.
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A
Escola aderiu ao Projeto Jovem de Futuro no ano de 2014. Além desses, apresenta
outros: Geração da Paz, Saúde e Prevenção na Escola, OBMEP em foco, Soletrando,
Dia M da Matemática, Dia P do Português, Dia H das Humanas, FECIFEMA, Gincana
Cultural, LEC é Show, Momento Literário, Leitor Nota 10, Educador Leitor em
Ação e Festival de Esportes. Todos têm um único objetivo: desenvolver
habilidades e competências que possam contribuir para a formação acadêmica e
humana do educando.
Quanto
ao trabalho docente é prioridade da escola o Planejamento Coletivo por área
para realização de estudos, troca de experiências e planejamento de atividades
práticas que possam promover o crescimento do grupo. Ocorre a observação em
sala de aula realizada pela coordenação pedagógica que
deve dar o retorno aos professores sobre os aspectos negativos e/ou positivos
de sua atuação na sala, sempre com o objetivo de apoiá-los e ajudar nas
dificuldades, para que se tenha um trabalho de melhor qualidade. Além disso,
tem a avaliação do professor feita pelo aluno, através do PPDT. Com isso, é
possível que o professor conheça suas virtudes / falhas e possa melhorar a cada
dia.
Através
da relação entre prática-teoria-prática, temos como objetivo garantir que os
educandos sejam estimulados a perceber como se utilizam na prática social os conhecimentos
que vão produzindo na escola. Temos uma grande preocupação com a aprendizagem
de habilidades, conhecimentos práticos, que somente ações concretas podem
proporcionar.
Queremos
um método que ensine não só a dizer, mas também a fazer, nas varias dimensões
da vida humana.
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10. PERFIL DO EDUCANDO QUE PRETENDE
FORMAR
Queremos
que o nosso educando seja capaz de:
•
Apresentar companheirismo e solidariedade nas relações entre as pessoas; bem
como respeito às diferenças culturais, raciais e estilos pessoais; sentir
indignação diante de injustiças e de perda da dignidade humana, planejar
atividades e dividir tarefas, tendo disciplina no trabalho e no estudo;
•
Acreditar no potencial sinestésico e acadêmico adquirido e buscar a realização
de metas; buscar aprofundamento em saberes; demonstrar sensibilidade ecológica
e respeito ao meio ambiente; praticar o exercício permanente da crítica e da
autocrítica, bem como a criatividade e o espírito de iniciativa diante dos
problemas; demonstrar atitude de humildade, mas também de autoconfiança.
11. METAS E AÇÕES
11.1. Metas
·
Construir ambiente educativo onde todos os
segmentos da comunidade escolar sintam-se responsáveis pelo processo educativo
e pela conservação do patrimônio escolar;
·
Conscientizar o educando da importância do
estudo, como fonte de conhecimento e autoafirmação;
·
Estimular a participação de toda a comunidade
escolar nas ações da escola;
·
|
·
Ser espaço de interação e discussão na busca
de alternativas;
·
|
·
Reduzir o índice de evasão escolar;
·
Aumentar o índice de aprovação;
·
Elevar
o índice de alunos adequados na aprendizagem em todos os períodos;
·
Elevar
o IDEB da escola;
·
Melhorar os resultados nas Avaliações Externas
e nas Olimpíadas de Conhecimento que a escola participa;
·
Conseguir participação de todos os
professores no planejamento coletivo por área.
11.2.
Ações:
·
Fazer monitoramento diário da infrequência de
alunos para detectar possíveis casos de abandono;
·
Conhecer e trabalhar com antecedência os
casos detectados de possíveis abandonos;
·
Realizar fóruns com resultados de cada
período por turma para que sejam analisados pelos alunos e professores na sala
de aula;
·
Realizar simulados preparatórios para as
provas externas (SPAECE, ENEM e outros) para que se faça um diagnóstico das
turmas e se trabalhe as deficiências;
·
Executar projetos e organizar cronograma de
utilização dos espaços de aprendizagem de acordo com a necessidade de cada
turma;
·
Elaborar e executar ações que estimulem os
alunos a estudar.
·
Realizar oficina para análise dos indicadores
do SPAECE e ENEM;
·
Acompanhar a participação dos professores no
planejamento por área através do Projeto de Desempenho do Professor
·
Orientar e acolher os professores nas
dificuldades;
·
|
·
Programar ações voltadas para descoberta de
talentos;
·
|
·
Trabalhar projetos paralelos às aulas;
·
Integrar professores, alunos, pais e gestores
através do Projeto Diretor de Turma;
·
Trabalhar a prevenção do uso de drogas, a
prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e doenças virais e promover
esclarecimentos de outros temas transversais importantes na formação do
adolescente através do Projeto SPE.
·
Estimular a prática do esporte participativo,
através da socialização das atividades esportivas.
12. AVALIAÇÃO
Entendemos
a avaliação como um processo contínuo e cumulativo, contextualizado por toda a
comunidade escolar. São realizadas práticas avaliativas diagnósticas,
investigativas, participativas, levando em consideração o aluno como um todo,
sua bagagem cultural e as diferenças individuais.
12.1. Expressão dos resultados da
avaliação
A
avaliação é feita de forma constante e contínua no decorrer de todo o ano
letivo, através da verificação dos conteúdos que estão sendo estudados.
Trabalhamos
com o objetivo de usá-la como meio de aperfeiçoamento do educando, o que é
sempre um instrumento de análise e revisão do trabalho que desenvolvemos.
12.2. Controle de frequência
Temos
um controle diário de infrequência, no qual, ao final de cada turno, detectamos
os alunos faltosos e buscamos saber o motivo da falta de cada um.
|
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TDs- Trabalhos Dirigidos
(individual ou em grupo, seminários, pesquisas, atividades cumulativas, etc.)
AB – Avaliação Bimestral
escrita e/ou prática de forma individual, de forma que aquele que ficar isento
da prova, faça outra atividade e cumpra o horário estabelecido para a aplicação
das avaliações para evitar ter o tempo ocioso.
A
Média Bimestral poderá ser obtida da seguinte forma:
Caso
o aluno obtenha nota abaixo da média 6,0, o resultado será MP que somada à
intervenção e dividida por 2 resultará finalmente na média bimestral:
A nota para cada instrumento
de avaliação será de 10 pontos:
TD= 10,0
AB= 10,0
INT= 10,0
O
aluno será considerado adequado com nota igual ou superior a 8.0 em seis
disciplinas, sendo obrigatórias as disciplinas de Língua Portuguesa e
Matemática e nenhuma das demais abaixo da média 6.0
12.4. Estudos de recuperação
A
avaliação como já descrevemos é processo contínuo, devendo prevalecer os
aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Com base neste
|
É
realizada em cada período uma intervenção aos alunos que não atingirem a média,
a qual deve ser feita através de Pesquisas, Prova Escrita, Trabalhos Científicos
ou Atividades cumulativas, ficando a critério do professor a escolha mais
adequada para sua disciplina.
A
recuperação no final do ano letivo será feita através de aulas presenciais
referentes à metade da carga horária de um mês letivo. Para obter a nota de
aprovação realiza-se um trabalho e uma avaliação aos quais deve ser adicionada
a média final, para a obtenção da média aritmética que deverá ser igual ou
superior a 6,0.
Observação: Ficará
a critério do professor acrescentar 0,5 até 2,0 nas médias dos alunos,
considerando a avaliação qualitativa como processo contínuo que valoriza também
todo o percurso do estudo e desenvoltura do aluno na aprendizagem.
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