PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1. Escola: EEM Dep. Fernando Mota
1.2. Entidade Mantedora: SEDUC
1.3. Grau de Ensino: Ensino Médio
1.4. Endereço: Rua Alfredo Pinto de Mesquita, N º 39.
1.5. Município: Tejuçuoca-Ce
1.6. Matricula: 739 alunos (2016)

2.  APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A Escola de Ensino Médio Deputado Fernando Mota fundada em 1983 é a única instituição de Ensino Médio do município de Tejuçuoca. Atualmente a escola atende a 739 jovens de todas as regiões do município. Por conta disso, a maioria dos alunos utiliza transporte escolar como condução até a escola. As turmas são distribuídas nos turnos manhã, com cinco turmas, à tarde, seis, e noite, também seis turmas as quais funcionam em uma extensão da escola no distrito de Retiro no período noturno.
Para apoio pedagógico, a escola dispõe de um Laboratório de Informática, um Laboratório de Ciências e o de Multimeios. Além desses espaços pedagógicos, a escola possui uma quadra de esporte coberta, sete salas de aula, uma secretaria, uma sala para professores, área administrativa (diretoria e coordenação), um almoxarifado, cantina e banheiros masculinos e femininos
O corpo docente atual conta com um grupo de 28 professores em sala de aula, seis de apoio pedagógico nos ambientes de aprendizagem. O Núcleo Gestor é formado por uma diretora: Maria da Conceição Teixeira, e três coordenadores escolares: Maria Edleuda Sousa Lopes (Coordenadora de Ação Curricular), Adriana Gomes Santos (Coordenadora de Ação Acadêmica) e Marcia Rodrigues Mota (Coordenadora de Integração Social).
3.  DIAGNÓSTICO DA REALIDADE                                                                   

Vivemos num mundo capitalista, onde se procura obter conhecimentos com o objetivo de conseguir posição social e retorno financeiro, uma sociedade que usa a guerra como argumento e faz dela meios para defender interesses políticos e religiosos. Um mundo conturbado, onde a família, eixo central da sociedade, parece perder sua identidade. As conseqüências da crise global interferem na situação brasileira: menores abandonados, pais desempregados, baixo poder aquisitivo, famílias desestruturadas, agricultura prejudicada por anos consecutivos de secas.
Por outro lado, notáveis avanços tecnológicos e científicos transformam o mundo, o trabalho e as perspectivas de futuro do ser humano. Cada vez mais o mercado de trabalho vem exigindo qualificações para o desempenho de funções estabelecidas.
            É nesse contexto de aceleradas transformações e de conturbados acontecimentos que a escola desempenha seu papel – o de contribuir para a formação intelectual e moral do educando enquanto ser humano e cidadão.  Dessa forma, a escola tem o dever de oferecer as ferramentas necessárias para a inserção exitosa do educando na sociedade que são a Habilitação e principalmente o Conhecimento. Faz-se necessário enfatizar que além disso, outros fatores de fundamental importância são os princípios morais, éticos e religiosos que não podem estar dissociados da formação humana integral. É com essa concepção que a Escola Dep. Fernando Mota desempenha sua valiosa função.
            Embora situada em uma região sertaneja, a cidade é afetada pelos fatores inicialmente mencionados. Como fonte de renda o município dispõe da agricultura familiar, fábrica de manufaturas, pequenos comércios, e as famílias de baixa renda são beneficiadas com projetos do governo federal de redistribuição de renda. Quanto à educação, nossa escola acolhe alunos no geral com faixa etária entre 14 a 18 anos. A escola procura contribuir na preparação do jovem abordando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.

4. JUSTIFICATIVA                                                                                         
Diante do diagnóstico da realidade de Tejuçuoca, município em que a escola está inserida, e das transformações sociais, econômicas, culturais e tecnológicas que se passa no mundo, a Escola Deputado Fernando Mota tem como propósito garantir, por intermédio de um corpo de educadores qualificados e comprometidos com a causa do Ensino Médio, a execução de um currículo que contemple a formação científica compatível ao nível de proficiência exigida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação do Ensino Médio. A filosofia da escola contempla a formação humana integral, destaca a preocupação com o crescimento intelecto-social do educando, procurando desenvolver a criatividade, a sensibilidade, a criticidade e a autonomia de forma que possa construir sua identidade e seja protagonista de sua própria história.
5. PENSAMENTO ESTRATÉGICO DA ESCOLA
5.1. MISSÃO
Oferecer um ensino aprendizagem eficiente, buscando a formação humana integral e a participação proativa da comunidade com foco no sucesso do aluno para uma transformação social com sustentabilidade.
5.2. VISÃO DE FUTURO
Ser reconhecida como um ambiente de parceria e que seja acolhedor, uma instituição escolar de referência que inova em suas propostas e práticas pedagógicas, para formar cidadãos humanos, conscientes, críticos e autônomos, assegurando um ensino aprendizagem com qualidade, ética e comprometimento.
5.3. VALORES

Ser humano:

  • Favorecer o crescimento pessoal e intelectual contínuo, e a afetividade.
Ética:
  • Valor que exige respeito à diversidade.
Comprometimento:                                                                                        
  • Com a atuação efetiva de cada um em prol de uma aprendizagem eficaz e da transformação social.
Responsabilidade:                                                                                                         
  • Com a preservação do meio ambiente.
Capacitação:
  • Processo que deve ser contínuo para os profissionais.
Integração e parceria:
  • Envolver a comunidade escolar em um mesmo objetivo: O sucesso do aluno.
Informação:
  • Ampla, acessível e significativa.
6. FILOSOFIA DA ESCOLA
Educar em busca da construção de uma sociedade justa, igualitária, que vivencia os valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o ambiente em que vivem.
7. OBJETIVOS GERAIS
 7.1. Ser espaço físico, pedagógico, político e cultural de formação de sujeitos de plena cidadania e de consciência crítica, capazes de produzir e compartilhar os conhecimentos, transformando-os em aprendizagem concreta e

viabilizadora que venha a favorecer o crescimento social da comunidade Tejuçuoquense.

7.2. Desenvolver a capacidade de aprendizagem, postura pesquisadora, autoestima, valorização da terra para formação de valores, fortalecimento dos vínculos familiares e convivência comunitária, através de conhecimentos socialmente úteis, a fim de exercer sua cidadania.
8. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
OBJETIVO 1:Melhorar o ambiente físico escolar
OBJETIVO 2: Reduzir a taxa de abandono e aumentar a de aprovação.     
OBJETIVO 3:  Desenvolver as ações do Projeto Jovem de Futuro
OBJETIVO 4: Fortalecer a ação curricular através de implementação de projetos de incentivo a aprendizagem e autoestima dos alunos.
OBJETIVO 5: Aprimorar o desempenho dos alunos nas avaliações externas.
OBJETIVO 6: Desenvolver estratégias para que a família seja mais atuante e participe mais da vida escolar do aluno.
9. PROPOSTA METODOLÓGICA
Queremos que os educandos possam ser mais humanos e não apenas sabedores de competências e habilidades técnicas. Eles precisam aprender a falar, a ler, a calcular, confrontar, dialogar, debater, sentir, analisar, relacionar, celebrar, saber articular o pensamento e o seu próprio sentimento, sintonizados, com a sua história e capazes de interagir na sociedade.
A relação escola-pais-comunidade é norteada pelo Projeto Professor Diretor de Turma que contempla todas as turmas, o que permite aos professores conhecer a realidade do aluno, contribui para que os pais possam acompanhar o desempenho dos filhos e os educandos têm a oportunidade de avaliar os professores, bimestralmente. Com isso busca-se uma melhor formação humana e uma convivência saudável na escola.

Em relação à avaliação, a escola faz o acompanhamento e análise dos gráficos que demonstram o desempenho interno e externo dos alunos, para

que a coordenação de ação curricular e o corpo docente tenham condições de rever suas práticas e implantar novas metodologias que possam melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem.
A Escola aderiu ao Projeto Jovem de Futuro no ano de 2014. Além desses, apresenta outros: Geração da Paz, Saúde e Prevenção na Escola, OBMEP em foco, Soletrando, Dia M da Matemática, Dia P do Português, Dia H das Humanas, FECIFEMA, Gincana Cultural, LEC é Show, Momento Literário, Leitor Nota 10, Educador Leitor em Ação e Festival de Esportes. Todos têm um único objetivo: desenvolver habilidades e competências que possam contribuir para a formação acadêmica e humana do educando.                                      
Quanto ao trabalho docente é prioridade da escola o Planejamento Coletivo por área para realização de estudos, troca de experiências e planejamento de atividades práticas que possam promover o crescimento do grupo. Ocorre a observação em sala de aula realizada pela coordenação pedagógica   que deve dar o retorno aos professores sobre os aspectos negativos e/ou positivos de sua atuação na sala, sempre com o objetivo de apoiá-los e ajudar nas dificuldades, para que se tenha um trabalho de melhor qualidade. Além disso, tem a avaliação do professor feita pelo aluno, através do PPDT. Com isso, é possível que o professor conheça suas virtudes / falhas e possa melhorar a cada dia.
Através da relação entre prática-teoria-prática, temos como objetivo garantir que os educandos sejam estimulados a perceber como se utilizam na prática social os conhecimentos que vão produzindo na escola. Temos uma grande preocupação com a aprendizagem de habilidades, conhecimentos práticos, que somente ações concretas podem proporcionar.
Queremos um método que ensine não só a dizer, mas também a fazer, nas varias dimensões da vida humana.

A participação coletiva provoca nos educandos as vivências sociais e assegura-lhes o direito de ter vez e voz no cotidiano educativo.

A educação não é obra apenas da inteligência, do pensamento, é também da afetividade, do sentimento. É essa combinação que precisa estar tanto no ato de educar, como no de ser educado e deve ser o pilar da relação educador- educando, sustentado pelo companheirismo e pelo respeito no sentido profundo e libertador da palavra.
10. PERFIL DO EDUCANDO QUE PRETENDE FORMAR
Queremos que o nosso educando seja capaz de:
• Apresentar companheirismo e solidariedade nas relações entre as pessoas; bem como respeito às diferenças culturais, raciais e estilos pessoais; sentir indignação diante de injustiças e de perda da dignidade humana, planejar atividades e dividir tarefas, tendo disciplina no trabalho e no estudo;
• Acreditar no potencial sinestésico e acadêmico adquirido e buscar a realização de metas; buscar aprofundamento em saberes; demonstrar sensibilidade ecológica e respeito ao meio ambiente; praticar o exercício permanente da crítica e da autocrítica, bem como a criatividade e o espírito de iniciativa diante dos problemas; demonstrar atitude de humildade, mas também de autoconfiança.
11. METAS E AÇÕES
11.1. Metas
·         Construir ambiente educativo onde todos os segmentos da comunidade escolar sintam-se responsáveis pelo processo educativo e pela conservação do patrimônio escolar;
·         Conscientizar o educando da importância do estudo, como fonte de conhecimento e autoafirmação;
·          Estimular a participação de toda a comunidade escolar nas ações da escola;
·        

Desenvolver as valências físicas e habilidades motoras;
·         Ser espaço de interação e discussão na busca de alternativas;
·        

Incentivar o acompanhamento contínuo dos pais no processo de ensino-aprendizagem;
·          Reduzir o índice de evasão escolar;
·          Aumentar o índice de aprovação;
·          Elevar o índice de alunos adequados na aprendizagem em todos os períodos;
·          Elevar o IDEB da escola;
·          Melhorar os resultados nas Avaliações Externas e nas Olimpíadas de Conhecimento que a escola participa;
·         Conseguir participação de todos os professores no planejamento coletivo por área.
 11.2. Ações:
·         Fazer monitoramento diário da infrequência de alunos para detectar possíveis casos de abandono;
·         Conhecer e trabalhar com antecedência os casos detectados de possíveis abandonos;
·         Realizar fóruns com resultados de cada período por turma para que sejam analisados pelos alunos e professores na sala de aula;
·         Realizar simulados preparatórios para as provas externas (SPAECE, ENEM e outros) para que se faça um diagnóstico das turmas e se trabalhe as deficiências;
·         Executar projetos e organizar cronograma de utilização dos espaços de aprendizagem de acordo com a necessidade de cada turma;
·         Elaborar e executar ações que estimulem os alunos a estudar.
·         Realizar oficina para análise dos indicadores do SPAECE e ENEM;
·         Acompanhar a participação dos professores no planejamento por área através do Projeto de Desempenho do Professor
·         Orientar e acolher os professores nas dificuldades;
·        

Trabalhar os Projetos Científicos baseados na realidade local;
·         Programar ações voltadas para descoberta de talentos;
·        

Criar ações para desenvolver as habilidades socioculturais na área de Ciências Humanas;
·         Trabalhar projetos paralelos às aulas;
·         Integrar professores, alunos, pais e gestores através do Projeto Diretor de Turma;
·         Trabalhar a prevenção do uso de drogas, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e doenças virais e promover esclarecimentos de outros temas transversais importantes na formação do adolescente através do Projeto SPE.
·         Estimular a prática do esporte participativo, através da socialização das atividades esportivas.
  12.  AVALIAÇÃO
Entendemos a avaliação como um processo contínuo e cumulativo, contextualizado por toda a comunidade escolar. São realizadas práticas avaliativas diagnósticas, investigativas, participativas, levando em consideração o aluno como um todo, sua bagagem cultural e as diferenças individuais.
12.1. Expressão dos resultados da avaliação
A avaliação é feita de forma constante e contínua no decorrer de todo o ano letivo, através da verificação dos conteúdos que estão sendo estudados.
Trabalhamos com o objetivo de usá-la como meio de aperfeiçoamento do educando, o que é sempre um instrumento de análise e revisão do trabalho que desenvolvemos.
12.2. Controle de frequência
Temos um controle diário de infrequência, no qual, ao final de cada turno, detectamos os alunos faltosos e buscamos saber o motivo da falta de cada um.

12.3.  Rendimento Escolar

 A Escola Fernando Mota a cada bimestre, verifica o rendimento escolar do aluno, a partir da aplicação dos seguintes instrumentos de avaliação:
TDs- Trabalhos Dirigidos (individual ou em grupo, seminários, pesquisas, atividades cumulativas, etc.)
AB – Avaliação Bimestral escrita e/ou prática de forma individual, de forma que aquele que ficar isento da prova, faça outra atividade e cumpra o horário estabelecido para a aplicação das avaliações para evitar ter o tempo ocioso.
A Média Bimestral poderá ser obtida da seguinte forma:                  
Caso o aluno obtenha nota abaixo da média 6,0, o resultado será MP que somada à intervenção e dividida por 2 resultará finalmente na média bimestral:
A nota para cada instrumento de avaliação será de 10 pontos:
TD= 10,0
AB= 10,0
INT= 10,0
O aluno será considerado adequado com nota igual ou superior a 8.0 em seis disciplinas, sendo obrigatórias as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e nenhuma das demais abaixo da média 6.0
12.4. Estudos de recuperação
A avaliação como já descrevemos é processo contínuo, devendo prevalecer os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Com base neste

pensamento o estudo de recuperação é oferecido a todos os educandos, sempre que o educador notar deficiências no processo;
É realizada em cada período uma intervenção aos alunos que não atingirem a média, a qual deve ser feita através de Pesquisas, Prova Escrita, Trabalhos Científicos ou Atividades cumulativas, ficando a critério do professor a escolha mais adequada para sua disciplina.
A recuperação no final do ano letivo será feita através de aulas presenciais referentes à metade da carga horária de um mês letivo. Para obter a nota de aprovação realiza-se um trabalho e uma avaliação aos quais deve ser adicionada a média final, para a obtenção da média aritmética que deverá ser igual ou superior a 6,0.
Observação: Ficará a critério do professor acrescentar 0,5 até 2,0 nas médias dos alunos, considerando a avaliação qualitativa como processo contínuo que valoriza também todo o percurso do estudo e desenvoltura do aluno na aprendizagem.


 

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