FECIFEMA 2016 (ANEXO) - PROJETO 5

EQUIPE 5 (ANEXO) - LUVA-SONAR - TECNOLOGIA PARA AJUDAR DEFICIENTES VISUAIS.

ORIENTADORA
ISABEL CECÍLIA ABREU PINTO                   
ALUNOS
RICARDO BRITO VAZ
MANOEL ARAUJO GONÇALVES
BEATRIZ MATOS DA CRUZ
FRANCISCO WILTON VASCONCELOS SILVA
ISAAC SILVA SOUSA
LAYS ABREU SOUSA

KESYA SOARES SILVA
INTRODUÇÃO:
Há anos a tecnologia avança cada vez mais em prol da humanidade, próteses robóticas, dispositivos geométricos e até mesmo aparelhos controlados por pensamentos. Porém, o custo beneficio ainda nos deixa muito distantes desses dispositivos. O desconhecimento da sociedade em relação a alternativas mais baratas nos motivou a criação de uma próteseque comparada às demais no mercado pode ser milhões de vezes mais baratas e com o mesmo desempenho.

METODOLOGIA:
O desenvolvimento desse projeto buscou junto as nossas fontes de pesquisa e professor orientador algo cujo custo benefício nos possibilita utilizar materiais recicláveis. Foi assim que obtivemos a idéia de utilizar a tecnologia de baixo custo do kit Arduino e materiais encontrados jogados no meio ambiente, nossa decisão final combinou na criação de uma luva capaz de guiar deficientes visuais e com recarga através de energia solar ou atrito do tecido encontrado na sua composição.

RESULTADOS:
Em nossos levantamentos preliminares fica exposta a facilidade e comodidade de uso da luva, haja vista que a mesma substitui o uso de cães guias, que em alguns casos podem deixar o deficiente em uma situação indesejada. Já nossa luva com sensores ultra sônico e sua eficiência energética vista que ela pode esta composta por tecido fotovoltaico ou triboeletrificação com atrito de metais colocados entre osdedos, apresenta autonomia de até três hora e meia deixando para trás os cães guia e mostrando uma eficiência de mais de 95% em relação á cães e outros métodos de guia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Acreditamos no potencial da tecnologia de baixo custo com reciclagem de materiais que seriam jogados no meio ambiente, vimos que o desenvolvimento deste conteúdo nos fortalece em matérias como, matemática e física. É assim que crescemos nas futuras conquistas do nosso projeto, que atinge diversas causas nobres como guia de deficientes e ao mesmo tempo reciclando, com placa de baixo custo deixando excessiva nossa criatividade na hora de programar e na criação de novos componentes para o circuito.

PALAVRAS-CHAVES:
Solução, robótica, custo, deficiência visual, reciclagem.

Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial