FECIFEMA 2016 - PROJETO 10

EQUIPE 10 - REPELENTES E INSETICIDAS NATURAIS NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI.

ORIENTADORA
MARIA DE FÁTIMA BEZERRA
ALUNOS
ANTÔNIA ALEXANDRA ALVES SILVA
GABRIELE LOPES FELIX
JOSÉ WELLINGSON PINTO SOUSA
MARIA IZAMARA MESQUITA SOUSA
MARIA RAISSE SILVA BERNARDO
PAULO WILLIAM SALES DUARTE

THAIS MARIA SOUSA FORTE 

INTRODUÇÃO:
A sociedade em geral, atualmente se vê diante de um dilema que é o mosquito “Aedes aegypti”, mas pouco se discute sobre como a prevenção caseira, já realizada em muitas residências, pode-se combater o contagio e a proliferação das doenças causadas por o mosquito. O Brasil é responsável pelo maior índice de casos, onde muitas pessoas são obrigadas a modificar sua rotina por conta das consequências obtidas através desse vírus. Levar informações, a população, poderá modificar esse quadro critico. Por isso desenvolvemos um projeto sobre repelentes e inseticidas naturais à base de cravo, para que possam ser demonstradas práticas simples de evitar picadas desse inseto.

METODOLOGIA:
Pesquisa sobre repelentes a base de cravo da índia e alfazema, onde se buscou adequar os mesmos de forma acessível por ser de composições simples e caseiras capaz de afastar da pele ou eliminar do ambiente, possíveis mosquitos. Para isso realizamos pesquisas e estudos de aprofundamento para que possamos conhecer melhor o produto, pois o mesmo é produzido com álcool, cravo-da-índia, alfazema e óleo.

RESULTADOS:
Nos processos iniciais obteve-se que o repelente a base de cravo-da-índia, álcool e óleo para pele, não poderia ser utilizado em crianças por conta do odor, o mesmo que é responsável por afastar o mosquito com duração de duas horas, mas somente para pele em adulto, já que o ambiente não é capaz de eliminar o inseto, e a substância sendo antitóxico, então, propôs-se a utilização de creme hidratante e alfazema. O inseticida produzido possui os componentes como álcool com de teor 97º, cravo-da-índia e suco do limão, que possuem ácidos capazes de matar esse inseto instantaneamente. Além disso, temos a vela com a citronela e rapadura, quando aceso o pavio dela dispersa uma essência que quando inspirada pelo mosquito o faz automaticamente repelir-se do local onde a vela está acesa.


CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O baixo custo para a produção desse repelente foi de grande relevância, além da sua abrangência e durabilidade para manter as pessoas segura contra a picada desse mosquito, sendo que há uma maior aceitação. Mas é importante ressaltar que deve haver o cuidado de não deixar o mosquito proliferar e isso só é possível com os cuidados necessários ao ambiente doméstico, como o uso correto do armazenamento de águas entre outros.

Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial