FECIFEMA 2016 - PROJETO 17

EQUIPE 17 - AMOSTRA DA EXTRAÇÃO DO DNA DA SALIVA

ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS
FRANCISCO CLEITON ALBUQUERQUE BARRETO
FRANCISCA VALDILENE PEREIRA DO NASCIMENTO
JAMILA FORTE SOUSA
JOSÉ CLEILSON ALBUQUERQUE BARRETO
JÚLIO RICHARDSON FÉLIX ANDRADE
MILENA MAGALHÃES BARROSO

TAINARA MARIA SOUSA FORTE
Introdução:
O que é DNA:
DNA ou ADN em português, é a sigla para ácido desoxirribonucleico que é um composto orgânico cujas moléculas contém as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus.
O principal papel do ADN é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA. O DNA se encontra no núcleo das células de um organismo,  no interior dos cromossomos,  menos nas hemáceas (glóbulos vermelhos),  que não possuem núcleo.
Metodologia:
Todas as funções do ADN dependem de interacções com proteínas. Estas interacções com proteínas podem ser não-específicas,  ou a proteína pode ligar-se especificamente a uma única sequência de ADN. Algumas enzimas também se pode ligar ao ADN. Destas,  as polimerases que copiam as sequências de ADN na transcrição e replicação são particularmente importantes.
Agora abordando de vez o fato da extração do DNA da saliva, existem alguns passos que devem ser seguidos,  ou seja,  o procedimento.
Resultados Finais:
Para a extração do DNA da saliva precisa-se de alguns componentes, tais como:
O álcool. O detergente. O sal. O corante. A água.
E principalmente a saliva.
Primeiro passo que deve ser feito é utilizar dois copos de água e dentro dele colocar uma colher de sal,  depois separar três colheres dessa mistura e fazer um buchecho na boca de aproximadamente um minuto, depois disso deve-se mexer a mistura com apenas uma gota de detergente,  mais deve misturar esses componentes devagar,  pois o detergente pode espumar e isso pode comprometer na hora de ver o DNA,  próximo passo é separar meio copo de álcool e nele colocar algumas gotas de corante depois mexe-lo devagar,  apois isso coloca-se a substância da saliva dentro do recipiente chamando becker,  pois é mais fácil a visualização,  apois colocar a mistura do álcool com o corante,  deve-se esperar dois minutos para o DNA aparecer.
Obs: Quando você faz o "buchecho" você extrai algumas células da sua boca. E essas células ficam de junto dessa água, apois colocar a gota do detergente algumas membranas são quebradas das células deixando o DNA solto, o sal e o álcool fazem com que o DNA se separe da água e apois essa separação você consegue visualizar o DNA.

Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial