FECIFEMA 2016 - PROJETO 19

EQUIPE 19 - O USO DE INDICADORES


ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS
JOÃO VICTOR SOUSA
IASMIM AVELINO DA ROCHA
Mª GABRIELA QUEIROZ UCHÔA BRAGA
KEYLA LIANDRA CARLOS BARROSO
MOISÉS XAVIER OLIVEIRA
GABRIEL RODRIGUES DE OLIVEIRA

LEANDRO BARBOSA SILVA 

INTRODUÇÃO:
                Existe uma variedade de substâncias químicas na natureza e outras que são produzidas pelo homem nas indústrias e laboratórios, dentre todas estas substâncias podemos destacar os ácidos e as bases como sendo umas das mais importantes .Os indicadores ácido-base são substâncias que, por suas propriedades físico-químicas, apresentam a capacidade de mudar de cor na presença de um ácido ou de uma base. Existem vários indicadores artificiais sendo que os três mais usados são a fenolftaleína, o papel de tornassol e os indicadores universais, sendo estudado em nosso projeto a fenolftaleína que é um indicador líquido que fica incolor em meio ácido e rosa intenso em meio básico.
Objetivos:
•              A identificação experimentalmente de ácidos e bases;
•              A possibilidade de observamos as propriedades dos indicadores;
•              A preparação de uma solução e a verificação de suas propriedades;
•              A determinação da concentração de um ácido através de titulação ácido-base.
METODOLOGIA:
                Na experiência que será realizada terá como objetivo, a observação da facilidade a variação de coloração nas soluções ácidas e básicas em contato com os indicadores, sendo que será possível a identificação de diferentes cores formadas pelos indicadores em meio ácido e em meio básico, para anotação dos resultados e posteriormente criando tabelas com todos os dados obtidos na qual facilitará a leitura dos interessados. Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilibrio em meio aquoso .
                Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio. Por outro lado, se o meio for básico, a solução de fenolftaleína se torna rósea (rosa claro a rosa escuro). Em nosso Laboratório Escolar existe um aparelho específico para medir pH chamado pHmetro.

RESULTADOS:
                Aplicando isso para o experimento,nas soluções de fenolftaleína é o dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico (CO2). A solução de amônia é básica e, por isso, quando ela entra em contato com a fenolftaleína, a solução fica rosa. O gás carbônico liberado pelo pulmão, pelo comprimido efervescente e que está contido na água mineral gaseificada entra em contato com a solução, dissolve-se na água e torna a solução ácida, pois há a formação do ácido carbônico, conforme mostrado a seguir:
CO2(g) + H2O(l)→ H2CO3(aq)
Como o meio fica ácido, há um deslocamento do equilíbrio químico da fenolftaleína e a coloração rosa vai clareando até ficar incolor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
                O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH, sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

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