FECIFEMA 2016 - PROJETO 21

EQUIPE 21 - EMBALAGENS BIODEGRADÁVEIS


ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS
ANTÔNIA LOURENÇA SANTOS LEITÃO
LARA KAYNE SOUSA MESQUITA
ELINARDO MARTINS

 INTRODUÇAO:

O polietileno ou isopor causas diversos problemas, como a grande acumulo em lixões, dificulta o processo de degradação dos resíduos orgânicos, seu descarte em correto polui rios, mares e lagos, apresentando riscos aos animais e danos ao moto dos navios e outras embarcações, contribuindo na formação de enchentes.
A reciclagem também é um perigo, pois mesmo sendo reciclado, o processo de quebrá-lo e reconstruir em novos produtos é hostil, como produzir os produtos originais, pois a refabricação coloca os mesmos riscos a saúde.

METODOLOGIA:

No desenvolvimento deste projeto, de forma interdisciplinar, alunos e professores se sensibilizaram  para pensar e tomar iniciativas de preservação do meio ambiente. Para a execução do projeto foi utilizado bagaço de cana-de-açúcar como principal material  e para ter efeito positivo foi utilizado alguns produtos naturais(cravo, canela e trigo).
Conforme os resultados, foram feitos alguns testes  com a casca de coco, então constatou-se que a bandeja também pode ser feita com casca de coco.

RESULTADOS:

Após um levantamento identificamos que o projeto pode diminuir grandes enchentes e riscos aos animais marinhos. Alem disso podem amenizar  doenças, pois as bandejas possuem dois produtos químicos que provocam mal a saúde, o benzeno e estireno são tóxicos, eles entram no corpo através   da pele e pela respiração causando problemas nas pessoas que trabalham em industrias de fabricação do isopor, o benzeno é cancerígeno e causa anemia plastica e o estireno é um mutagênico  que causa alterações no DNA e com exposições prolongadas e com isso haverá danos ao cérebro cognitivo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

A cana-de-açúcar possui grande potencial econômico no brasil, mas precisa de um manejo ecologicamente correto atendendo a população, mais também a pratica de preservação do meio ambiente. O projeto desenvolvido tem a função de ,ostra que a partir do consumo verde podemos produzir diversos produtos biodegradáveis amenizando cada vez mais grandes impactos ambientais e conscientizando a população no uso adequado das embalagens.

Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial