FECIFEMA 2016 - PROJETO 23

EQUIPE 23 - APRENDIZAGEM VIVA


ORIENTADORA
FRANCIRA MOTA DE MATOS ALMEIDA
ALUNOS
JONATAS BERNARDO PINTO
LILIANE MAGALHÃES SILVA
BRUNO KELVES MENDES SOUSA
FRANCISCA MILENA RODRIGUES MATOS
INTRODUÇÃO
                São muitos os problemas que contribuem para a evasão escolar e a baixa proficiência na aprendizagem dos alunos do ensino médio da escola pública brasileira. Os fatores determinantes segundo o INEP são a situação econômica familiar e o desinteresse dos educandos. E esse último está diretamente ligado à metodologia usada em sala de aula de forma descontextualizada. Segundo (Antunes, 2003) o professor deve ser aquele que com seus alunos e não “para eles”, produz conhecimento, o descobrir e redescobrir. Esse conhecimento é adquirido através da linguagem que se utiliza um código que é a Língua Portuguesa.

METODOLOGIA
                A pesquisa científica foi desenvolvida inicialmente em 16 de abril de 2015, onde foi elaborado a metodologia do projeto. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, análise de dados do rendimento escolar antes e depois dos projetos em provas externas como o ENEM e SPAECE de 2014 e entrevista com 336 alunos de 1º, 2º e 3º anos. Neste ano de 2016 o projeto retomou suas atividades no dia 13 de maio, foi estabelecido parceria com o núcleo gestor para a realização de ações pedagógicas nos espaços e nas salas de aula da escola, além da colaboração com os projetos existentes.

RESULTADOS
                O projeto promoveu a análise das metodologias diversificadas aplicadas no cotidiano escolar que teve influência direta no rendimento da aprendizagem. O índice de evasão escolar caiu para 1,5%, havendo também a marca de 99% de alunos do 3º ano inscritos no ENEM 2015. O aumento do rendimento em língua portuguesa foi de 10,2% no SPAECE/2014. E a marca de melhor escola regular da CREDE 02 no ENEM 2014 com um aumento de 23,71% de proficiência.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
                Cientes das adversidades enfrentadas na sala de aula compreende-se o quanto é relevante dar uma nova ressignificação para o currículo escolar. O projeto Aprendizagem Viva foi desenvolvido para propor uma solução para o desinteresse dos alunos, que favorece a infrequência, evasão e baixa proficiência escolar. Visto que os projetos escolares dinamizam as aulas e promovem a participação e socialização dos alunos.


Palavras-chave: Aprendizagem – Interdisciplinaridade – Ação Pedagógica  


Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial