FECIFEMA 2016 - PROJETO 25

EQUIPE 25 - RECICLAR E REUTILIZAR PARA UM PLANETA MELHOR

ORIENTADORA
MIKAELLE MARIA DOS SANTOS MENDES
ALUNOS
DHIOVANA VIEIRA DE ALMEIDA
GABRIELLE BARBOSA SOUSA
LUANA DE OLIVEIRA ARAÚJO
MARIA IARA QUINTO DE SOUZA
MARIA RAIANE DE SOUSA LINO
MÁRIO SÉRGIO DOMINGUES FILHO

MOISÉS HENRIQUE BARRETO RODRIGUES 
INTRODUÇÃO
A reciclagem é um processo que permite diminuir a quantidade de lixo no país, preserva o meio ambiente e ajuda na diminuição da poluição do ar e das águas. Há uma diferença entre reciclar e reutilizar. Este consiste no reaproveitamento de um determinado material, sem que passe por um reprocesso, podendo ser usado para o mesmo fim ou não. Aquele constitui em transformar um objeto já utilizado em algo novo, passando por um reprocessamento do material.

METODOLOGIA
No desenvolvimento do nosso projeto percebemos que a reutilização também pode ser considerada como uma redução do lixo. Há várias formas de reutilização, dependendo da criatividade do indivíduo e do produto. Com base nas nossas pesquisas, descobrimos que o Brasil produz cerca de 260 mil toneladas diárias de lixo. Sendo assim, com a reutilização e a reciclagem, podemos diminuir esse número. Com materiais destinados ao lixo: papéis, papelão, sacolas plásticas e garrafas pet, construímos objetos para serem usados como brinquedos, decoração e utilização pessoal.

RESULTADOS
Os resultados da reciclagem e da reutilização dos materiais do nosso projeto são bastante expressivos para o ambiente e para a economia. Pois no campo ambiental, diminuímos o acúmulo de lixo nas nossas casas e vizinhanças e no campo econômico podemos observar que os materiais construídos poderão ser utilizados sem precisar comprar outro confeccionado numa fábrica e vendido em lojas e mercados, diminuindo assim, o gasto de dinheiro dentro da nossa própria casa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Utilizando a criatividade construímos objetos com materiais que antes eram lixo, agora tornaram-se produtos rentáveis. Podemos afirmar que a reutilização e a reciclagem de materiais é extremamente indispensável para a vida do nosso planeta. Mas que não é uma solução para o consumismo desenfreado que existe atualmente. Seria melhor que pudéssemos diminuir o desperdício, reduzindo o consumo desses materiais no dia-a-dia.
Palavras-chave: Reciclagem – reutilização – materiais – meio ambiente.


Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial