FECIFEMA 2016 - PROJETO 6

EQUIPE 6 - AFUNDAR E FLUTUAR COM A TENSÃO DA ÁGUA – COMO UMA VARIÁVEL, COMO O DETERGENTE, A ÁGUA PODE AFETAR A TENSÃO DA SUPERFÍCIE.

ORIENTADOR
ELINARDO MARTINS DA SILVA
ALUNOS
GABRIELA MOTA SALES
JOELMA SOUSA SILVA
GEISA MARIA MARTINS ARAÚJO
ARDILENE SILVA SOUSA
FRANCISCA THALIA SILVA CRUZ
ANTÔNIA DANIELLE FERREIRA FORTE

CARLOS DANIEL MESQUITA GONÇALVES
INTRODUÇÃO
A tensão da superfícies acontece quando as moléculas de um líquido resistem a uma força externa. As moléculas líquidas mantêm forças de atração fortes entre as moléculas que são do mesmo tipo. Essas forças são chamadas de forças de coesão. Já percebeu como os pingos d'água em uma mesa parecem se unir? Isso se dá por que as moléculas da água mantêm-se juntas através das forças coesivas. Este fenômeno permite que alguns insetos, como as aranha-d'água, passeiem pela superfície da água sem afundar.

METODOLOGIA
No desenvolvimento deste projeto, os alunos ficam curiosos para descobrirem como isso ocorre e por quê.  Para que um objeto afunde na água, primeiro ele precisa romper a superfície. Por causa da tensão superficial, a superfície da água fica mais resistente e a agulha flutua. Quando adicionamos o detergente à água, inserimos moléculas que interagem diferentemente, o que resulta no enfraquecimento das interações originais. O resultado faz com que a superfície do líquido não suporte a massa do objeto e acaba por afundar.
Os fenômenos complexos podem ser analisados a partir de fenômenos simples se organizados de modo adequado. A contextualização do conceito de tensão superficial e forças intermoleculares legitimam os esforços para o estímulo às aulas demonstrativas e à visualização, motivando o aprendizado.

RESULTADOS
Entendendo o experimento
A origem da tensão superficial se encontra nas interações intermoleculares, que resulta na formação de uma membrana elástica na superfície do líquido. É dependente do líquido, das moléculas ou dos íons presentes e da temperatura.
A tensão superficial reflete-se sobre a habilidade dos líquidos molharem ou não as superfícies. A molhabilidade se explica pela diferença entre as interações resultantes das forças de atração do líquido entre si (força de coesão) e das forças de atração do líquido pelo sólido em contato (força de adesão). Pode ser quantificada pela formação das gotas, onde os líquidos com maior tensão superficial tendem a formar gotas maiores.
Um exemplo: Quando colocamos dois copos com água um com detergente e o outro sem nenhuma substância, sem seguida jogamos uma bolinha de papel em cada um copos. Observe o que acontece. Você vai perceber que a bolinha de papel que foi jogada dentro da mistura de detergente e água começa a afundar, enquanto a outra bolinha continua flutuando por um período mais longo. Isso acontece por que o sabão enfraquece os elos moleculares da água, diminuindo a tensão de superfície geral da água.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esse projeto foi realizado com a ajuda do nosso professor de Química, que sempre nos incentivou a aprender com aulas mais atrativas e interessantes. O experimento serve para demonstrar ao aluno, de forma simples e divertida, como funciona a tensão superficial da água e o que ocorre quando essa tensão é quebrada em contato com o detergente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Www.sóQuímica.com.BR --Www.profanderson.net-Www.casadecurioso.com.BR 

Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial