PPP 2015, ESCOLA DEPUTADO FERNANDO MOTA

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
1.1. Escola: EEM Dep. Fernando Mota.
1.2. Entidade Mantedora: SEDUC.
1.3. Grau de Ensino: Ensino Médio.
1.4. Endereço: Rua Alfredo Pinto de Mesquita, N º 39.
1.5. Município: Tejuçuoca-Ce.
1.6. Matricula: 721 alunos (ano 2015).

2.  APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola de Ensino Médio Deputado Fernando Mota fundada em 1983 é a única instituição de Ensino Médio do município de Tejuçuoca. Atualmente a escola atende a 710 jovens de todas as regiões do município. Por conta disso, a maioria dos alunos utiliza transporte escolar como condução até a escola. As turmas são distribuídas nos turnos manhã, tarde e noite, sendo que oito turmas funcionam em uma extensão da escola no distrito de Retiro no período noturno.

Para apoio pedagógico, a escola dispõe de um Laboratório de Informática, um Laboratório de Ciências, uma sala multifuncional e uma Sala de Multimeios. Além desses espaços pedagógicos, a escola possui uma quadra de esporte coberta, sete salas de aula, uma secretaria, uma sala para professores, área administrativa (diretoria e coordenação), um almoxarifado, cantina e banheiros.

O corpo docente atual conta com um grupo de 27 professores em sala de aula, seis de apoio pedagógico nos ambientes de aprendizagem. Ainda contamos com três PCA’s (Professor Coordenador de Área) que coordenam as ações pedagógicas com os professores de cada área. O Núcleo Gestor é formado por uma diretora: Rita de Cássia Cruz Pinto, e três coordenadores escolares: Maria da conceição Teixeira (Coordenadora de Ação Curricular), José Mairan Mota de Matos (Coordenador de Ação Acadêmica) e Marcia Rodrigues Mota (Coordenador de Integração Social).

3.  DIAGNÓSTICO DA REALIDADE

Vivemos num mundo capitalista, onde se procura obter conhecimentos com o objetivo de conseguir posição social e retorno financeiro, uma sociedade que usa a guerra como argumento e faz dela meios para defender interesses políticos e religiosos. Um mundo conturbado, onde a família, eixo central da sociedade, parece perder sua identidade. As conseqüências da crise global interferem na situação brasileira: menores abandonados, pais desempregados, baixo poder aquisitivo, famílias desestruturadas, agricultura prejudicada por anos consecutivos de secas.

Por outro lado, notáveis avanços tecnológicos e científicos transformam o mundo, o trabalho e as perspectivas de futuro do ser humano. Cada vez mais o mercado de trabalho vem exigindo qualificações para o desempenho de funções estabelecidas.

 É nesse contexto de aceleradas transformações e de conturbados acontecimentos que a escola desempenha seu papel – o de contribuir para a formação intelectual e moral do educando enquanto ser humano e cidadão.  Dessa forma, a escola tem o dever de oferecer as ferramentas necessárias para a inserção exitosa do educando na sociedade que são a Habilitação e principalmente o Conhecimento. Faz-se necessário enfatizar que além da disso, outros fatores de fundamental importância são os princípios morais, éticos e cristãos que não podem estar dissociados da formação humana integral. É com essa concepção que a Escola Dep. Fernando Mota desempenha sua valiosa função.

 Embora situada em uma região sertaneja, a cidade é afetada pelos fatores inicialmente mencionados. Como fonte de renda o município dispõe da agricultura familiar, fábrica de manufaturas, pequenos comércios e as famílias de baixa renda são beneficiadas com projetos do governo federal de redistribuição de renda. Quanto à educação, nossa escola acolhe alunos no geral com faixa etária entre 14 a 20 anos. A escola procura contribuir na preparação do jovem abordando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.

 4. JUSTIFICATIVA

Diante do diagnóstico da realidade de Tejuçuoca, município em que a escola está inserida, e das transformações sociais, econômicas, culturais e tecnológicas que se passa no mundo, a Escola Deputado Fernando Mota tem como propósito garantir, por intermédio de um corpo de educadores qualificados e comprometidos com a causa do Ensino Médio, a execução de um currículo que contemple a formação científica compatível ao nível de proficiência exigida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação do Ensino Médio. A filosofia da escola contempla a formação humana integral, destaca a preocupação com o crescimento intelecto-social do educando, procurando desenvolver a criatividade, a sensibilidade, a criticidade e a autonomia de forma que possa construir sua identidade e seja protagonista de sua própria história.

5. PENSAMENTO ESTRATÉGICO DA ESCOLA

5.1. MISSÃO

 Formar cidadãos com qualidade acadêmica satisfatória e fortalecer, nesses educandos, a postura humana e os valores apreendidos como a criticidade, a sensibilidade, a contestação social, a criatividade e adotar a pesquisa como principio pedagógico, contribuindo com a formação de seres humanos com dignidade, identidade e projeto de futuro.

5.2. VISÃO DE FUTURO

Ser uma instituição escolar eficaz com um ambiente de trabalho acolhedor e propício à pesquisa e ao desenvolvimento do conhecimento, reconhecida pela qualidade e responsabilidade na formação humana e acadêmica do educando, num ambiente de parceria, criatividade e respeito mútuo.

5.3. VALORES
Valorização da educação e do conhecimento
Parceria
Responsabilidade.
Respeito pelo indivíduo.
Capacitação permanente dos profissionais.
Ética, integridade e honestidade.

6. FILOSOFIA DA ESCOLA

Educar em busca da construção de uma sociedade justa, igualitária, que vivencia os valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o ambiente em que vivem.

7. OBJETIVOS GERAIS

7.1. Ser espaço físico, pedagógico, político e cultural de formação de sujeitos de plena cidadania e de consciência crítica, capazes de produzir e compartilhar os conhecimentos, transformando-os em aprendizagem concreta e viabilizadora que venha a favorecer o crescimento social da comunidade Tejuçuoquense.
7.2. Desenvolver a capacidade de aprendizagem, postura pesquisadora, autoestima, valorização da terra para formação de valores, fortalecimento dos vínculos familiares e convivência comunitária, através de conhecimentos socialmente úteis, a fim de exercer sua cidadania.

8. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

OBJETIVO 1: Reduzir a taxa de abandono e aumentar a de aprovação.
OBJETIVO 2:  Desenvolver as ações do Projeto Jovem de Futuro.
OBJETIVO 3: Fortalecer a ação curricular através de implementação de projetos de incentivo a aprendizagem e autoestima dos alunos.
OBJETIVO 4: Melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações externas.
OBJETIVO 5: Desenvolver estratégias para que a família seja mais atuante e participe mais da vida escolar do aluno.

9. PROPOSTA METODOLÓGICA

Queremos que os educandos possam ser mais humanos e não apenas sabedores de competências e habilidades técnicas. Eles precisam aprender a falar, a ler, a calcular, confrontar, dialogar, debater, sentir, analisar, relacionar, celebrar, saber articular o pensamento e o seu próprio sentimento, sintonizados, com a sua história e capazes de interagir na sociedade.

A relação escola-pais-comunidade é norteada pelo Projeto Professor Diretor de Turma que contempla todas as turmas, o que permite aos professores conhecer a realidade do aluno, contribui para que os pais possam acompanhar o desempenho dos filhos e os alunos têm a oportunidade de avaliar os professores, bimestralmente. Com isso busca-se uma melhor formação humana e uma convivência saudável na escola.

Em relação à avaliação, a escola faz o acompanhamento e análise dos gráficos que demonstram o desempenho interno e externo dos alunos, para que a coordenação de ação curricular, PCA’s e o corpo docente tenham condições de rever suas práticas e implantar novas metodologias que possam melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem.

A Escola aderiu ao Projeto Jovem de Futuro no ano de 2014. Além desses, apresenta outros: Geração da Paz, Saúde e Prevenção na Escola, OBMEP em Ação, Soletrando, Tabuando, Dia M da Matemática, Dia P do Português, FECIFEMA, Gincana Cultural, LEC é Show, Momento Literário, Aprendizagem Cooperativa, Leitor Nota 10, Educador Leitor em Ação, Aulões do ENEM e Inter Classe. Todos têm um único objetivo: desenvolver habilidades e competências que possam contribuir para a formação acadêmica e humana do educando.

Quanto ao trabalho docente é prioridade da escola o Planejamento Coletivo por área para realização de estudos, troca de experiências e planejamento de atividades práticas que possam promover o crescimento do grupo. Ocorre a observação em sala de aula realizada pela coordenação pedagógica e PCA da área que deve dar o retorno aos professores sobre os aspectos negativos e/ou positivos de sua atuação na sala, sempre com o objetivo de apoiá-los e ajudar nas dificuldades, para que se tenha um trabalho de melhor qualidade. Além disso, tem a avaliação do professor feita pelo aluno, através do PPDT. Com isso é possível que o professor conheça suas virtudes e falhas e possa melhorar a cada dia.

Através da relação entre prática-teoria-prática, temos como objetivo garantir que os educandos sejam estimulados a perceber como se utilizam na prática social os conhecimentos que vão produzindo na escola. Temos uma grande preocupação com a aprendizagem de habilidades, conhecimentos práticos, que somente ações concretas podem proporcionar.

Queremos um método que ensine não só a dizer, mas também a fazer, nas varias dimensões da vida humana.

A participação coletiva provoca nos educandos a vivências sociais e assegura-lhes o direito de ter vez e voz no cotidiano educativo.

A educação não é obra apenas da inteligência, do pensamento, é também da afetividade, do sentimento. É essa combinação que precisa estar tanto no ato de educar, como no de ser educado e deve ser o pilar da relação educador- educando, sustentado pelo companheirismo e pelo respeito no sentido profundo e libertador da palavra.

10. PERFIL DO EDUCANDO QUE PRETENDE FORMAR

Queremos que o nosso educando seja capaz de:

• Apresentar companheirismo e solidariedade nas relações entre as pessoas; bem como respeito às diferenças culturais, raciais e estilos pessoais; sentir indignação diante de injustiças e de perda da dignidade humana, planejar atividades e dividir tarefas, tendo disciplina no trabalho e no estudo;

• Acreditar no potencial acadêmico adquirido e buscar a realização de metas; buscar aprofundamento em saberes; demonstrar sensibilidade ecológica e respeito ao meio ambiente; praticar o exercício permanente da crítica e da autocrítica, bem como a criatividade e o espírito de iniciativa diante dos problemas;  demonstrar atitude de humildade, mas também de autoconfiança.

11. METAS E AÇÕES

11.1. Metas
 Construir ambiente educativo onde todos os segmentos da comunidade escolar sintam-se responsáveis pelo processo educativo e pela conservação do patrimônio escolar;
Conscientizar o educando da importância do estudo, como fonte de conhecimento e autoafirmação;
Estimular a participação de toda a comunidade escolar nas ações da escola;
Ser espaço de interação e discussão na busca de alternativas;
Incentivar o acompanhamento contínuo dos pais no processo de ensino-aprendizagem;
 Reduzir o índice de evasão escolar;
 Aumentar o índice de aprovação;
 Elevar o índice de alunos adequados na aprendizagem em todos os períodos;
 Elevar o IDEB da escola;
 Melhorar os resultados nas Avaliações Externas e nas Olimpíadas de Conhecimento que a escola participa;
Conseguir participação de todos os professores no planejamento coletivo por área.
11.2. Ações:
Fazer monitoramento diário da infrequência de alunos para detectar possíveis casos de abandono;
Conhecer e trabalhar com antecedência os casos detectados de possíveis abandonos;
Realizar fóruns com resultados de cada período por turma para que sejam analisados pelos alunos e professores na sala de aula;
Realizar simulados preparatórios para as provas externas (SPAECE, ENEM e outros) para que se faça um diagnostico das turmas e se trabalhe as deficiências;
Executar projetos e organizar cronograma de utilização dos espaços de aprendizagem de acordo com a necessidade de cada turma;
Elaborar e executar projetos que estimulem os alunos a estudar;
Acompanhar formação de professores no Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio e demais formações;
Realizar oficina para análise dos indicadores do SPAECE e ENEM;
Acompanhar a participação dos professores no planejamento por área através do Projeto de Desempenho do Professor;
Orientar e acolher os professores nas dificuldades;
Estimular o aluno a realizar seu Projeto de Vida;
Trabalhar os Projetos Científicos baseados na realidade local;
Programar ações voltadas para descoberta de talentos;
Criar ações para desenvolver as habilidades socioculturais na área de Ciências Humanas;
Trabalhar projetos paralelos às aulas;
Integrar professores, alunos, pais e gestores através do Projeto Diretor de Turma;
Trabalhar a prevenção do uso de drogas, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e promover esclarecimentos de outros temas transversais importantes na formação do adolescente através do Projeto SPE.

12.  AVALIAÇÃO

Entendemos a avaliação como um processo contínuo e cumulativo, contextualizado por toda a comunidade escolar. São realizadas práticas avaliativas diagnósticas, investigativas, participativas, levando em consideração o aluno como um todo, sua bagagem cultural e as diferenças individuais.

12.1. Expressão dos resultados da avaliação

A avaliação é feita de forma constante e contínua no decorrer de todo o ano letivo, através da verificação dos conteúdos que estão sendo estudados.
Trabalhamos com o objetivo de usá-la como meio de aperfeiçoamento do educando, o que é sempre um instrumento de analise e revisão do trabalho que desenvolvemos.

12.2. Controle de frequência

Temos um controle diário de infrequência, no qual, ao final de cada turno, detectamos os alunos faltosos e buscamos saber o motivo da falta de cada um.

12.3.  Rendimento Escolar

A Escola Fernando Mota a cada bimestre verifica o rendimento escolar do aluno, a partir da aplicação dos seguintes instrumentos de avaliação:

TD- Trabalho Dirigido (individual ou em grupo, seminários...)

AB – Avaliação Bimestral escrita e individual

A Média Bimestral poderá ser obtida da seguinte forma:
 
 
Caso o aluno obtenha nota abaixo da média 6,0 , o resultado será MP que somada à intervenção e dividida por 2 resultará finalmente na média bimestral:
 






A nota para cada instrumento de avaliação será de 10 pontos:
TD= 10,0
AB= 10,0
INT= 10,0

13. ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO


A avaliação como já descrevemos é processo continuo, devendo prevalecer os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Com base neste pensamento o estudo de recuperação é oferecido a todos os educandos, sempre que o educador notar deficiências no processo;

É realizada em cada período uma intervenção aos alunos que não atingirem a média, a qual deve ser feita através de Pesquisas, Prova Escrita, Trabalhos científicos ou Atividades cumulativas, ficando a critério do professor a escolha mais adequada para sua disciplina;

A recuperação no final do ano letivo será feita através de aulas presenciais referentes à metade da carga horária de um mês letivo Para obter a nota de aprovação realiza-se um trabalho e uma avaliação aos quais deve ser adicionada a média final, para a obtenção da média aritmética que deverá ser igual ou superior a 6,0.


Obs: Ficará a critério do professor acrescentar 0,5 até 2,0 nas médias dos alunos, considerando a avaliação qualitativa como processo contínuo que valoriza também todo o percurso do estudo e desenvoltura do aluno na aprendizagem.
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