PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
1. DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO:
1.1. Escola: EEM
Dep. Fernando Mota.
1.2. Entidade
Mantedora: SEDUC.
1.3. Grau de
Ensino: Ensino Médio.
1.4. Endereço:
Rua Alfredo Pinto de Mesquita, N º 39.
1.5. Município:
Tejuçuoca-Ce.
1.6. Matricula: 721
alunos (ano 2015).
2.
APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A Escola de
Ensino Médio Deputado Fernando Mota fundada em 1983 é a única instituição de
Ensino Médio do município de Tejuçuoca. Atualmente a escola atende a 710 jovens
de todas as regiões do município. Por conta disso, a maioria dos alunos utiliza
transporte escolar como condução até a escola. As turmas são distribuídas nos
turnos manhã, tarde e noite, sendo que oito turmas funcionam em uma extensão da
escola no distrito de Retiro no período noturno.
Para apoio
pedagógico, a escola dispõe de um Laboratório de Informática, um Laboratório de
Ciências, uma sala multifuncional e uma Sala de Multimeios. Além desses espaços
pedagógicos, a escola possui uma quadra de esporte coberta, sete salas de aula,
uma secretaria, uma sala para professores, área administrativa (diretoria e
coordenação), um almoxarifado, cantina e banheiros.
O corpo docente
atual conta com um grupo de 27 professores em sala de aula, seis de apoio
pedagógico nos ambientes de aprendizagem. Ainda contamos com três PCA’s
(Professor Coordenador de Área) que coordenam as ações pedagógicas com os
professores de cada área. O Núcleo Gestor é formado por uma diretora: Rita de
Cássia Cruz Pinto, e três coordenadores escolares: Maria da conceição Teixeira
(Coordenadora de Ação Curricular), José Mairan Mota de Matos (Coordenador de
Ação Acadêmica) e Marcia Rodrigues Mota (Coordenador de Integração Social).
3.
DIAGNÓSTICO DA REALIDADE
Vivemos num
mundo capitalista, onde se procura obter conhecimentos com o objetivo de
conseguir posição social e retorno financeiro, uma sociedade que usa a guerra
como argumento e faz dela meios para defender interesses políticos e
religiosos. Um mundo conturbado, onde a família, eixo central da sociedade,
parece perder sua identidade. As conseqüências da crise global interferem na
situação brasileira: menores abandonados, pais desempregados, baixo poder
aquisitivo, famílias desestruturadas, agricultura prejudicada por anos
consecutivos de secas.
Por outro lado,
notáveis avanços tecnológicos e científicos transformam o mundo, o trabalho e
as perspectivas de futuro do ser humano. Cada vez mais o mercado de trabalho
vem exigindo qualificações para o desempenho de funções estabelecidas.
É nesse contexto de aceleradas transformações
e de conturbados acontecimentos que a escola desempenha seu papel – o de
contribuir para a formação intelectual e moral do educando enquanto ser humano
e cidadão. Dessa forma, a escola tem o
dever de oferecer as ferramentas necessárias para a inserção exitosa do
educando na sociedade que são a Habilitação e principalmente o Conhecimento.
Faz-se necessário enfatizar que além da disso, outros fatores de fundamental
importância são os princípios morais, éticos e cristãos que não podem estar
dissociados da formação humana integral. É com essa concepção que a Escola Dep.
Fernando Mota desempenha sua valiosa função.
Embora situada em uma região sertaneja, a
cidade é afetada pelos fatores inicialmente mencionados. Como fonte de renda o
município dispõe da agricultura familiar, fábrica de manufaturas, pequenos
comércios e as famílias de baixa renda são beneficiadas com projetos do governo
federal de redistribuição de renda. Quanto à educação, nossa escola acolhe
alunos no geral com faixa etária entre 14 a 20 anos. A escola procura
contribuir na preparação do jovem abordando as dimensões do trabalho, da
ciência, da cultura e da tecnologia.
4.
JUSTIFICATIVA
Diante do
diagnóstico da realidade de Tejuçuoca, município em que a escola está inserida,
e das transformações sociais, econômicas, culturais e tecnológicas que se passa
no mundo, a Escola Deputado Fernando Mota tem como propósito garantir, por
intermédio de um corpo de educadores qualificados e comprometidos com a causa
do Ensino Médio, a execução de um currículo que contemple a formação científica
compatível ao nível de proficiência exigida pelas Diretrizes Curriculares
Nacionais de Educação do Ensino Médio. A filosofia da escola contempla a
formação humana integral, destaca a preocupação com o crescimento
intelecto-social do educando, procurando desenvolver a criatividade, a
sensibilidade, a criticidade e a autonomia de forma que possa construir sua
identidade e seja protagonista de sua própria história.
5. PENSAMENTO ESTRATÉGICO DA ESCOLA
5.1. MISSÃO
Formar cidadãos com qualidade acadêmica
satisfatória e fortalecer, nesses educandos, a postura humana e os valores
apreendidos como a criticidade, a sensibilidade, a contestação social, a
criatividade e adotar a pesquisa como principio pedagógico, contribuindo com a
formação de seres humanos com dignidade, identidade e projeto de futuro.
5.2. VISÃO DE FUTURO
Ser uma
instituição escolar eficaz com um ambiente de trabalho acolhedor e propício à
pesquisa e ao desenvolvimento do conhecimento, reconhecida pela qualidade e
responsabilidade na formação humana e acadêmica do educando, num ambiente de
parceria, criatividade e respeito mútuo.
5.3. VALORES
Valorização da
educação e do conhecimento
Parceria
Responsabilidade.
Respeito pelo
indivíduo.
Capacitação
permanente dos profissionais.
Ética,
integridade e honestidade.
6. FILOSOFIA DA ESCOLA
Educar em busca
da construção de uma sociedade justa, igualitária, que vivencia os valores e
conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser
humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o ambiente em que
vivem.
7. OBJETIVOS GERAIS
7.1. Ser espaço
físico, pedagógico, político e cultural de formação de sujeitos de plena
cidadania e de consciência crítica, capazes de produzir e compartilhar os
conhecimentos, transformando-os em aprendizagem concreta e viabilizadora que
venha a favorecer o crescimento social da comunidade Tejuçuoquense.
7.2. Desenvolver
a capacidade de aprendizagem, postura pesquisadora, autoestima, valorização da
terra para formação de valores, fortalecimento dos vínculos familiares e
convivência comunitária, através de conhecimentos socialmente úteis, a fim de
exercer sua cidadania.
8. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
OBJETIVO 1:
Reduzir a taxa de abandono e aumentar a de aprovação.
OBJETIVO 2: Desenvolver as ações do Projeto Jovem de
Futuro.
OBJETIVO 3:
Fortalecer a ação curricular através de implementação de projetos de incentivo
a aprendizagem e autoestima dos alunos.
OBJETIVO 4:
Melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações externas.
OBJETIVO 5:
Desenvolver estratégias para que a família seja mais atuante e participe mais
da vida escolar do aluno.
9. PROPOSTA METODOLÓGICA
Queremos que os
educandos possam ser mais humanos e não apenas sabedores de competências e
habilidades técnicas. Eles precisam aprender a falar, a ler, a calcular,
confrontar, dialogar, debater, sentir, analisar, relacionar, celebrar, saber
articular o pensamento e o seu próprio sentimento, sintonizados, com a sua
história e capazes de interagir na sociedade.
A relação
escola-pais-comunidade é norteada pelo Projeto Professor Diretor de Turma que
contempla todas as turmas, o que permite aos professores conhecer a realidade
do aluno, contribui para que os pais possam acompanhar o desempenho dos filhos
e os alunos têm a oportunidade de avaliar os professores, bimestralmente. Com
isso busca-se uma melhor formação humana e uma convivência saudável na escola.
Em relação à
avaliação, a escola faz o acompanhamento e análise dos gráficos que demonstram
o desempenho interno e externo dos alunos, para que a coordenação de ação
curricular, PCA’s e o corpo docente tenham condições de rever suas práticas e
implantar novas metodologias que possam melhorar a qualidade do processo ensino
aprendizagem.
A Escola aderiu
ao Projeto Jovem de Futuro no ano de 2014. Além desses, apresenta outros:
Geração da Paz, Saúde e Prevenção na Escola, OBMEP em Ação, Soletrando,
Tabuando, Dia M da Matemática, Dia P do Português, FECIFEMA, Gincana Cultural,
LEC é Show, Momento Literário, Aprendizagem Cooperativa, Leitor Nota 10,
Educador Leitor em Ação, Aulões do ENEM e Inter Classe. Todos têm um único
objetivo: desenvolver habilidades e competências que possam contribuir para a
formação acadêmica e humana do educando.
Quanto ao
trabalho docente é prioridade da escola o Planejamento Coletivo por área para
realização de estudos, troca de experiências e planejamento de atividades
práticas que possam promover o crescimento do grupo. Ocorre a observação em
sala de aula realizada pela coordenação pedagógica e PCA da área que deve dar o
retorno aos professores sobre os aspectos negativos e/ou positivos de sua
atuação na sala, sempre com o objetivo de apoiá-los e ajudar nas dificuldades,
para que se tenha um trabalho de melhor qualidade. Além disso, tem a avaliação
do professor feita pelo aluno, através do PPDT. Com isso é possível que o
professor conheça suas virtudes e falhas e possa melhorar a cada dia.
Através da
relação entre prática-teoria-prática, temos como objetivo garantir que os
educandos sejam estimulados a perceber como se utilizam na prática social os
conhecimentos que vão produzindo na escola. Temos uma grande preocupação com a
aprendizagem de habilidades, conhecimentos práticos, que somente ações
concretas podem proporcionar.
Queremos um
método que ensine não só a dizer, mas também a fazer, nas varias dimensões da
vida humana.
A participação
coletiva provoca nos educandos a vivências sociais e assegura-lhes o direito de
ter vez e voz no cotidiano educativo.
A educação não é
obra apenas da inteligência, do pensamento, é também da afetividade, do
sentimento. É essa combinação que precisa estar tanto no ato de educar, como no
de ser educado e deve ser o pilar da relação educador- educando, sustentado
pelo companheirismo e pelo respeito no sentido profundo e libertador da
palavra.
10. PERFIL DO EDUCANDO QUE PRETENDE FORMAR
Queremos que o
nosso educando seja capaz de:
• Apresentar companheirismo
e solidariedade nas relações entre as pessoas; bem como respeito às diferenças
culturais, raciais e estilos pessoais; sentir indignação diante de injustiças e
de perda da dignidade humana, planejar atividades e dividir tarefas, tendo
disciplina no trabalho e no estudo;
• Acreditar no
potencial acadêmico adquirido e buscar a realização de metas; buscar
aprofundamento em saberes; demonstrar sensibilidade ecológica e respeito ao
meio ambiente; praticar o exercício permanente da crítica e da autocrítica, bem
como a criatividade e o espírito de iniciativa diante dos problemas; demonstrar atitude de humildade, mas também
de autoconfiança.
11. METAS E AÇÕES
11.1. Metas
Construir ambiente educativo onde todos os
segmentos da comunidade escolar sintam-se responsáveis pelo processo educativo
e pela conservação do patrimônio escolar;
Conscientizar o
educando da importância do estudo, como fonte de conhecimento e autoafirmação;
Estimular a
participação de toda a comunidade escolar nas ações da escola;
Ser espaço de
interação e discussão na busca de alternativas;
Incentivar o
acompanhamento contínuo dos pais no processo de ensino-aprendizagem;
Reduzir o índice de evasão escolar;
Aumentar o índice de aprovação;
Elevar o índice de alunos adequados na
aprendizagem em todos os períodos;
Elevar o IDEB da escola;
Melhorar os resultados nas Avaliações Externas
e nas Olimpíadas de Conhecimento que a escola participa;
Conseguir
participação de todos os professores no planejamento coletivo por área.
11.2. Ações:
Fazer
monitoramento diário da infrequência de alunos para detectar possíveis casos de
abandono;
Conhecer e
trabalhar com antecedência os casos detectados de possíveis abandonos;
Realizar fóruns
com resultados de cada período por turma para que sejam analisados pelos alunos
e professores na sala de aula;
Realizar
simulados preparatórios para as provas externas (SPAECE, ENEM e outros) para
que se faça um diagnostico das turmas e se trabalhe as deficiências;
Executar
projetos e organizar cronograma de utilização dos espaços de aprendizagem de
acordo com a necessidade de cada turma;
Elaborar e
executar projetos que estimulem os alunos a estudar;
Acompanhar
formação de professores no Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio e
demais formações;
Realizar oficina
para análise dos indicadores do SPAECE e ENEM;
Acompanhar a
participação dos professores no planejamento por área através do Projeto de
Desempenho do Professor;
Orientar e
acolher os professores nas dificuldades;
Estimular o
aluno a realizar seu Projeto de Vida;
Trabalhar os
Projetos Científicos baseados na realidade local;
Programar ações
voltadas para descoberta de talentos;
Criar ações para
desenvolver as habilidades socioculturais na área de Ciências Humanas;
Trabalhar
projetos paralelos às aulas;
Integrar
professores, alunos, pais e gestores através do Projeto Diretor de Turma;
Trabalhar a
prevenção do uso de drogas, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e
promover esclarecimentos de outros temas transversais importantes na formação
do adolescente através do Projeto SPE.
12. AVALIAÇÃO
Entendemos a
avaliação como um processo contínuo e cumulativo, contextualizado por toda a
comunidade escolar. São realizadas práticas avaliativas diagnósticas,
investigativas, participativas, levando em consideração o aluno como um todo,
sua bagagem cultural e as diferenças individuais.
12.1. Expressão
dos resultados da avaliação
A avaliação é
feita de forma constante e contínua no decorrer de todo o ano letivo, através
da verificação dos conteúdos que estão sendo estudados.
Trabalhamos com
o objetivo de usá-la como meio de aperfeiçoamento do educando, o que é sempre
um instrumento de analise e revisão do trabalho que desenvolvemos.
12.2. Controle
de frequência
Temos um
controle diário de infrequência, no qual, ao final de cada turno, detectamos os
alunos faltosos e buscamos saber o motivo da falta de cada um.
12.3. Rendimento Escolar
A Escola Fernando
Mota a cada bimestre verifica o rendimento escolar do aluno, a partir da
aplicação dos seguintes instrumentos de avaliação:
TD- Trabalho
Dirigido (individual ou em grupo, seminários...)
AB – Avaliação
Bimestral escrita e individual
A Média
Bimestral poderá ser obtida da seguinte forma:
Caso o aluno
obtenha nota abaixo da média 6,0 , o resultado será MP que somada à intervenção
e dividida por 2 resultará finalmente na média bimestral:
A nota para cada
instrumento de avaliação será de 10 pontos:
TD= 10,0
AB= 10,0
INT= 10,0
13. ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO
A avaliação como
já descrevemos é processo continuo, devendo prevalecer os aspectos qualitativos
sobre os quantitativos. Com base neste pensamento o estudo de recuperação é
oferecido a todos os educandos, sempre que o educador notar deficiências no
processo;
É realizada em
cada período uma intervenção aos alunos que não atingirem a média, a qual deve
ser feita através de Pesquisas, Prova Escrita, Trabalhos científicos ou
Atividades cumulativas, ficando a critério do professor a escolha mais adequada
para sua disciplina;
A recuperação no
final do ano letivo será feita através de aulas presenciais referentes à metade
da carga horária de um mês letivo Para obter a nota de aprovação realiza-se um
trabalho e uma avaliação aos quais deve ser adicionada a média final, para a
obtenção da média aritmética que deverá ser igual ou superior a 6,0.
Obs:
Ficará a critério do professor acrescentar 0,5 até 2,0 nas médias dos alunos,
considerando a avaliação qualitativa como processo contínuo que valoriza também
todo o percurso do estudo e desenvoltura do aluno na aprendizagem.