EQUIPE 3 - RECICLAR REUTILIZANDO - UMA ATITUDE INTELIGENTE POR UM PLANETA MAIS AGRADÁVEL


FECIFEMA 2015


PROFESSORA ORIENTADORA: Mikaelle Mendes Disciplina que leciona: Física
MEMBROS:
Maria Patrícia
João Daynon
Antônia Alziene
Joelma Sousa
Geisa Maria
Wianny Maria
Jenifer Lopes

INTRODUÇÃO
Reciclagem é o processo de modificações do desperdício em materiais ou produtos para utilização das pessoas. Esse processo permite diminuir a utilização de matérias-primas, além de preservar o meio ambiente, contribui para a diminuição da energia, da poluição do ar e da água. Reciclagem é um processo diferente do de reutilização, este último consiste no reaproveitamento de um determinado material já beneficiado em outro, com características diferentes, enquanto o primeiro é um processo de transformações aplicado em materiais que podem voltar ao estado original.

METODOLOGIA
No desenvolvimento desse projeto viemos a perceber que a reutilização também é uma forma de redução do lixo. Existem várias formas de reutilização, dependendo da criatividade do produtor. Tivemos várias pesquisas e comprovamos que o Brasil produz 260 mil toneladas diárias de lixo. Sendo assim com a reutilização de alguns materiais podemos diminuir esse número. Ao invés de jogar fora um objeto podemos transforma-lo em outro para uso por mais tempo, como sacolas plásticas, papelão, papel, garrafas pet, potes de plástico e outros. Com sacolas plásticas e papel fizemos roupas, com papelão fizemos gaveteiros, com potes de plásticos foram feitos porta-joias.

RESULTADOS
Os materiais utilizados foram sacolas plásticas no total avaliado de 3 metros para fazer as roupas e papel utilizado foram dois que já não tinham mais utilidade, para fazer as gaveteiros foram utilizados 2 caixas pequenas de papelão e para fazer os porta-joias foram utilizados três recipientes plásticos e 10 garrafas foram utilizadas para fazer as chinelas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os resultados da reciclagem e da reutilização são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos social e econômico. No meio ambiente puderam reduzir a acumulação de lixo, na esfera social a reciclagem e a reutilização proporcionam melhor qualidade de vida para as pessoas como também tem gerado muitos postos de trabalho e no aspecto econômico contribuem para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição desses recursos que são possíveis pelo reaproveitamento. Grande parte do que era tratado como lixo se tornou em produtos rentáveis, usando a nossa conscientização e criatividade.

Palavras chaves: Reciclagem – lixo – reutilização - criatividade.

Nenhum comentário :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial