DIA M DA MATEMÁTICA 2015

O dia M da matemática é um projeto que ocorre duas vezes ao ano na escola deputado Fernando Mota e tem comoo objetivo melhorar  o rendimentos dos alunos aos conteúdos básicos de matemática.
As atividades são divididas em 3 níveis de conhecimento, para sanar algumas duvidas dos alunos.
O primeiro dia M da matemática de2015 da escola Fernando Mota irá homenagear três grandes matemáticos brasileiros, Artur Ávila, Jacob Palis e Ubiratan D’Ambrosio.
ARTUR ÁVILA
O Matemático Brasileiro Artur Ávila Cordeiro de Melo (Rio de Janeiro, 29 de junho de 1979) é um matemático brasileiro, também naturalizado francês.É conhecido por ter sido o primeiro latino-americano a receber a Medalha Fields, prêmio oferecido apenas a matemáticos e considerado equivalente ao Prêmio Nobel. Estudou no Colégio de São Bento e no Colégio Santo Agostinho no Rio de Janeiro. Ávila graduou-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cursou o mestrado e o doutorado em matemática, no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Desde 2003 trabalha no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), na França.
JACOB PALIS
O Matemático Brasileiro Jacob Palis Jr. (Uberaba, 15 de março de 1940). Foi para o Rio de Janeiro em 1956, graduando-se em engenharia pela então Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde ingressou em 1958. Em 1964 iniciou a pós-graduação na Universidade da Califórnia em Berkeley.Recebeu o Prêmio Balzan em 2010 por suas contribuições à teoria dos sistemas dinâmicos e desde 1973 é professor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
UBIRATAN D’AMBROSIO
O Matemático Brasileiro Ubiratan D'Ambrosio (São Paulo, 8 de dezembro de 1932) é doutor em matemática pioneiros no estudo da etnomatemática. Em 2001 foi laureado pela Comissão Internacional de História da Matemática com o Prêmio Kenneth O. May por contribuições à história da matemática. Em 2005, ganhou da Comissão Internacional de Instrução Matemática a medalha Felix Klein pelo reconhecimento de suas contribuições no campo da educação matemática. Atualmente é professor do Programa Pós-Graduados em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo. Seu nome figura como signatário de importantes documentos no mundo da ciência, como a Declaração de Veneza de 1986 e Carta da Transdisciplinaridade de 1994. Junto com Edgar Morin e Bassarab Nicolescu fundou o Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires (CIRET) em Paris.
As turmas do dia M terão os nomes desses matemáticos seguindo o grau de dificuldade: Turma A (ARTUR ÁVILA), Turma B (JACOB PALIS) e Turmas C (UBIRATAN D’AMBROSIO). As escolhas dessas turmas devem ser o mais rápido possível, pois as xérox devem ser feitas em outro local.








Nenhum comentário :

Página inicial